terça-feira, 26 de junho de 2012

E o solitário Jorge se foi...




 
Talvez todo mundo já esteja sabendo: o solitário Jorge morreu no dia 24 de junho de 2012, foi encontrado pelo guarda do parque (Fausto Llerena) e seu corpinho estava na posição de quem se dirigia até a fonte de água do local.

George era o último representante da espécie Geochelone Abigdoni e vivia no Parque Nacional de Galápagos, foi resgatado em 1972 por um grupo de caçadores que pretendia a extinção das cabras, porque eram as responsáveis pela morte das tartarugas gigantes.

Ler que um grupo de caçadores pretendia a extinção da cabra pode ser cruel, afinal é o ser humano matando o indefeso animal, mas desta vez vou ter que deixar o coração apaixonado pelos bichos de lado e ouvir a razão. A extinção das cabras era necessária, porque o ser humano a introduziu artificialmente e isso estava causando a morte das tartarugas. Não vejo como certa a violência, mas também não posso ser hipócrita: eu como carne de gado quase todos os dias, então eu também sou responsável pela morte de animais, por isso não posso julgar a decisão do grupo de caçadores. No entanto, a cabra não carrega a culpa da morte das tartarugas, quem carrega é o ser humano que mais uma vez decidiu mudar o curso natural do ambiente.
Ninguém sabe a idade exata de George, mas estima-se que tenha sido um ancião de um século, mas que apesar de tantos anos de vida, não conseguiu reproduzir. Com todo o avanço da nossa ciência, não foi possível conseguir ovos férteis de George com a fêmea da espécie do vulcão Wolf.

George, já morto, pode nos ensinar muitas lições: uma delas é que foram necessários QUINZE ANOS DE CONVIVÊNCIA para acasalar com a fêmea. Trazendo esse exemplo para nosso dia a dia, nem falo no sexo por si, mas falo dos valores que somente são construídos com tempo e que me recuso a comentar nesse espaço, deixo para que cada um reflita.

Outra coisa que George nos ensina é que ditados podem ser ratificados. Lembram-se daquele “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, por que mesmo que George era a última tartaruga viva da sua espécie? Algo a ver com a atitude humana, não? Exatamente! O ser humano não preveniu a extinção desse animal, assim como não previne a sua própria, cada dia deplora mais e mais o mundo com seus hábitos. Depois o tempo passa e os homens se vestem de branco e se confinam em laboratórios tentando remediar uma situação que provavelmente não tenha mais solução.

As lições de George não terminam por aí! Essa serve para todos aqueles que choram sua morte enquanto comentam “pobre George!”. Não, isto não está certo, porque George se foi em paz, não conseguiu reproduzir e continuar sua espécie, mas o problema não está nele, imagina um de nós carregando o fardo de dar continuidade a humanidade sozinho, quem conseguiria? Então a vida de George não foi um fracasso, ao contrário, é uma das vidas que faz a imperfeição humana se salientar aos nossos olhos e perceber o quão imperfeitos e culpados somos.

Agora, o solitário Jorge vai em paz, dá continuidade à magnífica quietude que a natureza o proporcionou, faz brilhar o exemplo de resistência e luzir a fragilidade como aspecto essencial para o equilíbrio de todo tipo de vida.

Pobres somos nós que continuamos nesse mundo onde matar é orgulho e glória, que ser sensível é sinônimo de parvalhice, o erro é vergonha, falhas são imperdoáveis, a dúvida é motivo de zombaria, as lágrimas são para os velhos criados pelos avós e ser esperto é fazer o mal e ser bobalhão é tentar beneficiar alguém.


Esta breve reflexão em torno da morte do solitário Jorge foi escrita por Daiélli Raymundo, por favor citar a fonte quando se inspirar no texto e pedir autorização para reprodução do conteúdo.


Fontes consultadas:

 http://ultimosegundo.ig.com.br/ciencia/meioambiente/2012-06-25/morre-em-galapagos-solitario-jorge-ultima-tartaruga-de-sua-especie.html

http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/morre-tartaruga-solitario-jorge-criatura-mais-rara-da-terra

http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5857033-EI294,00-Morre+Solitario+Jorge+ultima+tartaruga+de+sua+especie+em+Galapagos.html

http://oglobo.globo.com/ciencia/morre-george-solitario-ultima-tartaruga-gigante-de-seu-tipo-5308054


 
Imagens:

http://tripwow.tripadvisor.com/slideshow-photo/solitario-jorge-lonesome-george-la-%C3%BAltima-tortuga-de-su-especie-tiene-alrededor-de-90-a%C3%B1os-galapagos-islands-ecuador.html?sid=10407722&fid=picasa-5425309563937970450

http://www.southwestbirders.com/swb_Galapagos2_July2007.htm

http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/inacreditavel/2012/06/25/303042-morre-em-galapagos-solitario-jorge-ultima-tartaruga-de-sua-especie

http://www.skyscraperlife.com/fotografia/54270-galapagos-las-islas-encantadas-4.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário