sexta-feira, 11 de maio de 2012

As fotos que caíram na net: uma breve opinião

Poxa, eu não ia me pronunciar sobre o assunto, mas como o bombardeio vem de todos os lados, não estou resistindo...

Boa parcela do povo brasileiro não tem educação (aquele que vem de casa). Boa parcela do povo brasileiro não tem instrução (aquela que se aprende na escola). Boa parte do povo brasileiro é ignorante (essa, nos mais variados sentidos).

O recente caso das fotos da atriz nua é motivo de mobilização no país e os comentários são os mais variados. Vou fazer uma breve análise do que está imperando no senso comum:

Primeiro vem a justificativa da famosa, que é mais ou menos assim: eu possuia as fotos íntimas no meu computador, ele estragou e mandei para o conserto. Alguém começou a me pedir dinheiro, caso eu não entregasse o material seria publicado.

"Ela está querendo aparecer! Que criatura tira foto nua e armazenar no computador? Ela podia ter tirado antes de levar o computador para assistência. Tá querendo fazer o povo de burro. Pobre das nossas crianças que já crescem com isso".

Analisemos:

Talvez ela realmente queira aparecer, isso eu e você não podemos saber, então vamos nos preocupar em descobrir, por exemplo, como anda a Educação no país.

Um monte de cidadãos brasileiros (e não brasileiros também) gosta de fotografar momentos íntimos, e que problema há nisso? Se fala tanto na garantia dos direitos, mas que direito é esse que só tem uma via? Todos possuem o direito de fotografar e tratar o corpo como bem entende, desde que não prejudique os demais. Se fotografar o nu fosse incomum, ou se o tabu com algo tão natural não estivesse tão vivo na sociedade, não estaríamos em mundo hipersexualizado.

Muita gente é exibicionista, assim se torna possível a existência da pornografia, sendo ela uma das molas propulsoras de diversos setores mundias, como o turismo sexual, tráfico de mullheres, economia, etc. Todavia, nem todo mudo quer compartilhar seus momentos íntimos e seu corpo, embora goste de registrá-lo, seja para posteriormente analisar sua estética, para auto-admirar-se ou apimentar uma relação. E a verdade é que nenhum de nós pode apontar tal gosto como certo ou errado. Se olhar o seu corpo nu em foto é "feio", olhar no espelho também deveria ser, afinal o corpo é o mesmo e continua nu.

O que é "feio" nessa história, além de grande parte da população não compreender que a moça tem o direito de fazer os registro que bem entender, é o fato que esses registros foram furtados e expostos sem sua devida permissão (pelo menos é essa versão que a celebridade conta, se é falsa não sabemos, nem cabe a nós descobrir). O supostos hacker (me desculpem pela falta de conhecimento se o termo não estiver bem colocado), cometeu diversos crimes. Crimes devem ser punidos e é mais um direitto da vítima querer recorrer à Justiça para que todo processo ocorra conforme a lei.

Os arquivos foram furtados, porque houve certa falta de cuidado. Isso ninguém pode negar. Mas o mais importante é que o povo precisa se dar conta de um detalhezinho: a ética profissional. Já conversei com quem trabalha com assistência técnica de computadores e fiquei sabendo que é normal dar uma olhadinha nos arquivos, pois é uma prevenção contra a perda de informações importantes. Tudo bem, acredito que isso está corretíssimo.

Mas que psicólogo que possuiu acesso a informações importante de seus pacientes sai contando pra todo mundo o que sabe? Que médico revela o laudo de seus pacientes aos quatro ventos sem devida permissão? Que professor expoe as dificuldades de seus alunos para quem quiser saber? Os que não possuem ética, óbvio. Então que técnico em informática joga na rede fotos de seus clientes? A resposta, todos nós já conhecemos...

Pobre das crianças que já possuem acesso a isso! Concordo com grande parte do povo que pensa assim. Só não concordo na maneira que as crianças tem acesso a isso: novela das nove e sites adultos não é para criança. É papel dos pais cuidar os canais de televisão e o acesso a internet dos filhos, não das moças que tem o corpo nu exposto por aí.

Se isso é tudo uma farsa, estratégia ou não, a atriz não está querendo fazer o povo de burro, porque permitir-se engajar na fofoca é fruto de ignorância (essa nem vou discutir, porque rende posts e mais posts...). Só será burro suficiente para se preocupar dias com isso aquele que já tem a burrice na sua bagagem.

Agora, tomar conhecimento do fato é inevitável. Conhecer as mais diversas versões é uma opção, mas refletir sobre o tema é uma obrigação, porque se trata de algo que vai além da fofoca televisiva, se trata das leis do nosso país, da ética, da Educação, etc..

A ignorância não está em ignorar a fofoca, mas em ignorar esse tipo de questão. Assim como a ignorância está em somente enxergar a fofoca e nem ao menos se preocupar em pensar além desse triste e falho senso comum de que "é tudo uma farsa", onde o mais importante se torna "as fotos eu já vi e agora vou clicar no link que direciona para o próximo escândalo".

2 comentários:

  1. Concordo contigo flor.
    Acredito que a chave para esse episódio é a expressão "ética no trabalho".

    Sincermaente, acredito ter sido isso que impulsionou o escândalo. Também não acho errado caso alguém queria guardar fotos, de qualquer tipo que seja, no computador, cada um tem o direito de tirar fotos como bem entender, e guardá-las onde quiser, houve um descuido, sinceramente, mas uma imensa falta de ética de quem pegou essas fotos.

    Parabéns pela postagem!

    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  2. Comigo aconteceu quase a mesma coisa, só que no meu caso não tive como tirar as fotos pq o computador nem ligava, foi um descuido sim, mas não me lembrei das fotos quando levei o computador à assistência !

    ResponderExcluir